Обложка канала

☕️ Café com Letras ☕. Страница 15

Café com Letras é o seu canal de Língua Portuguesa, aqui você encontra milhares de dicas sobre a Língua Portuguesa.

  • ☕️ Café com Letras ☕

    Coesão referencial e sequencial

    A coesão é a conexão harmoniosa das partes que compõem a estrutura do texto. Nesse sentido, é um mecanismo linguístico que deve ser usado para ligar os elementos dentro do texto.

    Na língua portuguesa, as possibilidades de recursos para tornar o texto coeso são vastas. Entre os elementos de coesão, figuram conjunções, advérbios, pronomes e outros elementos linguísticos.

    Portanto, o texto coeso depende da utilização correta das palavras na sua construção, no sentido de conectar palavras, frases, orações e parágrafos. A coesão pode, assim, ser referencial ou sequencial.

    Coesão referencial
    A coesão referencial é aquela que estabelece uma conexão de referência entre os termos. Em outras palavras, permite que o leitor retome o significado referencial de uma palavra em outra, ou seja, identificar os termos a que se referem. Há, desse modo, um termo referente que é retomado através de outro termo:

    A vizinha faleceu. Ela estava doente há meses.

    Na frase acima, o termo referente "A vizinha" é retomado pelo pronome ela na segunda oração. Assim, o leitor/falante pode recuperar a semântica do referente da primeira frase sem que este se repita. É desse modo que se estabelece a coesão referencial.
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    “Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso.” (Charles F. Kettering)

    Neste setembro amarelo lembramos a campanha de prevenção ao suicídio.
    Ajude!
    Acolha!
    Ouça!
    Escute-se!
    Ame-se!
    Previna-se!
    Cuide-se!
    Enfrente a vida e lute por ela, a vida é uma sucessão de mudanças.
    Tudo muda!
    Tudo passa!
    Só existe a mudança. E a vida não pode parar, sempre haverá um sonho para se realizar. Sempre haverá alguma coisa, mesmo pequenininha e sem importância que pode ser mudada.
    Faça a sua parte!


    💛No Setembro Amarelo, nada de amarelar: tome coragem e busque ajuda. Ligue para o número 188 e desabafe
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    "Macro-história" e a nova ortografia


    O falso prefixo macro-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h".

    Como a palavra história inicia por "h", o correto é macro-história, com hífen. Acompanhe os exemplos.

    - A macro-história é formada de fatos marcantes que alteram fortemente a maneira de sobrevivência do homem no planeta.

    - A análise macro-histórica tem como objetivo a identificação de tendências gerais ou de longo prazo na história.

    - Você saberia me explicar a diferença entre a macro-história e a micro-história?

    - A macro-história da humanidade mostra que todos encaram os relatos pessoais como uma forma de se manterem vivos.
    @cafecomletras
  • Реклама

  • ☕️ Café com Letras ☕

    "Hipermercado" ou "hiper-mercado"?


    O prefixo hiper- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado.

    Portanto, o correto é hipermercado, sem hífen. Veja alguns exemplos de frases:

    - Prefiro fazer compras em um hipermercado, pois a variedade de produtos é maior.

    - Foi aberta uma nova filial de uma das maiores rede de hipermercados do Brasil.

    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    "Deus" ou "deus"? Maiúscula ou minúscula?


    As duas formas existem, porém são usadas em contextos diferentes. Não é uma questão de ideologia, estamos abordando aqui as regras da língua portuguesa.

    Usamos Deus, iniciando com letra maiúscula, quando nos referimos ao Deus das religiões monoteístas, como o cristianismo, judaísmo e islamismo. Exemplos:

    Que Deus te abençoe!

    Rezo a Deus para que você tenha saúde.

    Acredito que Deus está reservando algo muito bom para nós.

    Embora muitas pessoas acreditem que a palavra "deus" seja apenas um substantivo comum, a palavra "Deus", no sentido explicado acima, já consagrou-se como substantivo próprio pelo uso. Logo, a questão de haver um substantivo comum com o mesmo nome é irrelevante para a definição de um nome próprio.

    Além disso, as palavras que se referem a esse Deus também são escritas com letra inicial maiúscula, como Criador, Ser, etc. Exemplos:

    Deus, o Criador, o Ser supremo, zela por todos nós.

    Ore a Deus e Ele ouvirá tuas preces.

    Quando usar "deus", com letra minúscula?

    Devemos usar quando nos referimos a outros deuses, como por exemplo os deuses pagãos, adeptos de qualquer religião que adota o politeísmo. Exemplos:

    Apolo era o deus do Sol.

    Zeus era o deus supremo dos gregos.

    Afrodite é a deusa do amor.

    Além disso, no sentido figurado, a palavra deus é usada para designar um indivíduo superior aos demais em saber, poder ou beleza. Aquele a que se devota grande veneração e afeição, que é objeto ou alvo dos maiores desejos. Ou seja, um ídolo. Exemplos:

    Aquele jogador era considerado um deus pela torcida.

    A modelo postou uma foto e foi chamada de deusa pelos seus seguidores.

    É importante lembrar que, conforme as regras da língua portuguesa, se a palavra vier no início da frase, deve sempre iniciar com letra maiúscula, independente do contexto. Exemplo:

    Deusa e musa da minha poesia, você é minha inspiração!

    Deuses muitas vezes são criados pelas pessoas.
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

    Por quê

    Por quê (separado e com acento) é utilizado apenas final da oração, seguido de um sinal de pontuação. É a junção da preposição por com o pronome interrogativo tônico quê. Significa por qual motivo, por qual razão. O pronome quê também é tônico e acentuado nas expressões de quê e para quê.

    Exemplos com por quê

    Você já saiu da escola? Por quê?
    Ela está sempre mentindo e eu não sei por quê.
    Aquele funcionário faltou ao trabalho e nem disse por quê.

    Substituição de por quê

    Eu apenas gostaria de saber por quê.
    Eu apenas gostaria de saber por qual razão.

    Porquê

    Porquê (junto e com acento) é um substantivo masculino, sinônimo de motivo, razão, causa. Quase sempre vem acompanhado do artigo definido o: o porquê. Pode também vir acompanhado de um artigo indefinido, numeral, pronome demonstrativo ou possessivo.

    Exemplos com porquê

    Gostaria de saber o porquê de sua mudança de opinião.
    Dê-me um porquê para eu não me ir embora agora.
    Existem dois porquês que justificam seu comportamento.

    Substituição de porquê

    Ninguém me disse o porquê dessa decisão.
    Ninguém me disse o motivo dessa decisão.
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    ❄️ Lɪsᴛᴀ ᴅᴏs Mᴇʟʜᴏʀᴇs ④ ❄️

    📖 É PECADO ❄️ Falando o que é Pecado segundo a Bíblia

    🏋🏼️‍♀️ UNIVERSO MAROMBA ❄️ O cɑnɑl mɑis completo de Musculɑção.

    🍏 COM SAÚDE ❄️ Receitɑs, Dicɑs e muito mɑis!

    📚 ACERVO LIVROS ❄️ Os melhores Livros em PDF, Epub e Mobi você encontrɑ ɑqui!

    📚 TRECHOS DE LIVROS ❄️ Aos ɑmɑntes dɑ Leiturɑ.

    🌶 HOTCHICS ❄️ Sexuɑlidɑde e dicɑs pɑrɑ Apimentɑr o seu Relɑcionɑmento .

    ✴️ PLANOS DE FUNDO ❄️ Wɑllpɑpers pɑrɑ Celulɑr e Computɑdores.

    🎵 UP MUSIC ❄️ Baixe as suas músicas e CDs favoritos em MP3.

    🏃‍♀️ MAIS SAÚDE ❄️ Dicas de Saúde e Beleza

    🔰 XIAOMI OFICIAL BRASIL ❄️ Lɑnçɑmentos, Tutoriɑis. Notíciɑs e Dicɑs do Xiɑomi.
  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

  • ☕️ Café com Letras ☕

    Ascendência ou descendência?

    Pode haver ministro de ascendência árabe e não de descendência árabe.
    O que produz um filho ou a prole é ascendente; o que resulta disso, ou seja, o filho ou a prole se diz descendente.
    Ou seja: Você tem ascendência italiana?
    Sim, tenho ascendência italiana.
    (Sacconi)

    Eu sou ascendente. Meu filho e neto são descendentes.
    @cafecomletras
  • Реклама

  • ☕️ Café com Letras ☕

    Má nutrição ou malnutrição?

    Do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP, da ABL) consta Malnutrição.

    Entretanto, segundo alguns gramáticos, má nutrição também é aceita.

    Então, as duas são consideradas certas.

    Sacconi diz que malnutrição é um aportuguesamento do Inglês malnutrition. Ele comenta também que
    má nutrição é uma expressão.

    Convém, também, ver que a regra atual é: Hífen + mal - somente diante de vogal e palavras iniciadas por h - mal-educado, mal-humorado, etc.

    Faz o seguinte, come direitinho para não ficar malnutrido
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    Todos dois? uhmmm Existe?

    Não existe "Todos dois"

    O pronome TODOS só se usa de três em diante

    Os dois foram dispensados
    Todos os três foram dispensados.


    Os dois não saem do bar.
    @cafecomletras
  • ☕️ Café com Letras ☕

    Chop, chops ou chope?

    Vamos tomar um chops?

    Sim, vamos tomar um chope.

    Ah, eu queria, pelo menos, uns dois chopes!
    @cafecomletras